PROCEDIMENTO PARA O EXPERIMENTO
a)Você vai observar, principalmente, como alguns materiais se comportam ao interagir com forças mecânicas. Para isso,siga os procedimentos b, c e d.
b)Pegue o bastão de giz e segure-o. Faça a mesma coisa com o clipe, com um pedaço de fio de solda e com a moeda. Anote na tabela o que observou.
c)Tente riscar com a unha cada um dos materiais e observe em quais deles é possível deixar uma marca, um sulco. Anote na tabela o que você observou.
d)Coloque um pedaço de giz, um pedaço de fio de solda, o clipe e a moeda sobre a tábua. Bata com o martelinho em cada um desses materiais. Anote na tabela o que você observou.
e)Coloque o clipe, o giz, o fio de solda e a moeda sobre a tábua. Esfregue a esponja e veja quais ficaram com brilho mais intenso. Anote suas observações na tabela.
f)Exponha a tábua com os diferentes materiais a uma luz mais intensa que a do ambiente da sala de aula, como a luz solar direta, as proximidades de uma lâmpada ou à luz de uma lanterna. Compare a intensidade do brilho dos materiais nas duas situações e anote os resultados na tabela seguinte.
g)Observe a cor de cada um dos materiais em estudo: do giz,do clipe,do fio de solda e da moeda. Em seguida, esfregue cada um deles com a força sobre a porcelana despolida. Ao fazer isso, você transforma em pó uma certa porção do material. Compare com a cor original e anote suas observações na tabela seguinte.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
bom dia primeiramente(são 1:00 da manhã e eu vou ser o primeiro a postar um comentario q legal shaushuahu ) !!
ResponderExcluirBom ..
venho disser q este blog ficou muito legal ..
espero q continue assim ..
e ira dar certo nas nossas aulas na sala e no blog ..
bia e isa vlw ae por este blog ..
se precisar de alguma ajuda e eu estiver online no msn só falar q eu ajudarei ok ...
vlw ae !!!
bom agora éh hora de dormi,e éh isso q eu vou fazer agora ..
fui .
hsaushuahuah !!!