sábado, 20 de fevereiro de 2010

PROPRIEDADES RESULTANTES DA INTERAÇÃO DE MATERIAIS COM FORÇAS MECÂNICAS.



Flexibilidade: está relacionada á resistência que um material apresenta á flexão, ou seja, à sua capacidade de dobrar-se sem se quebrar quando submetido a uma força. Há materiais que são flexíveis e elásticos, ou seja, voltaram à posição inicial depois de cessada a força neles exercida. Há também os que são flexíveis porém não-elásticos, ou seja, não voltam a posição inicial depois de cessada a força.

Proponha então as seguintes questões sobre essa propriedade:

Qual dos materiais estudados é o mais flexível?

Quais são os menos flexíveis?

Algum dos materiais é flexível e elástico?

Dê exemplos de outros materiais, além dos estudados que sejam flexíveis e não flexíveis.

Tenacidade: é a resistência que um material apresenta à quebra quando submetido a um impacto, como por exemplo, uma martelada ou uma queda ao chão.


Dureza:  é a resistência que um material apresenta ao risco quando uma força é exercida por outro material em sua superfície. Entende-se por risco a formção de um sulco no material. Assim, se um material A risca um material B, então A tem dureza maior que B.


Maleabilidade: é a propriedade relacionada à facilidade com que um material pode ser transformado em chapas e lâminas, sem se quebrar, quando submetidos a forças mecânicas. Quanto menor a força necessária para essa transformação, mais maleável é o material.






PROPRIEDADES RESULTANTES DA INTERAÇÃO DE MATERIAIS COM A LUZ.






Brilho: é a propriedade relacionada à reflexão de luz na surpefície de um material: quanto mais intensa é a luz refletida, maior é o brilho. Materiais que não têm brilho são chamados de fosco, mas são muito poucos os que não apresentam brilho algum.


Cor: a cor de um material também é uma propriedade que resulta da sua interação com a luz, neste caso com absorção e reflexão. Assim, um material mostra-se vermelho sob a luz branca, que é formada por todas as cores, quando reflete a porção vermelha da luz e absorve todas as outras cores. Essa propriedade será estudada com maior profundidade ainda nesse bimestre.

5 comentários: